Notícias

Festival de Cinema de Gramado premia com seis Kikitos o longa “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky

Por


O Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu entre os dias 17 a 26 de agosto, premiou o longa-metragem “Como Nossos Pais”, dirigido por Laís Bodanzky e com produção da Gullane, da Buriti Filmes e coprodução da Globo FIlmes, em seis categorias:

Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz: Maria Ribeiro, Melhor Ator: Paulo Vilhena, Melhor Atriz Coadjuvante: Clarisse Abujamra e Melhor Montagem: Rodrigo Menecucci.

O Festival ainda levou à sua abertura o longa-metragem “João, o Maestro”, filme da empresa associada do SICAV, LC Barreto, que busca contar a trajetória do musicista brasileiro João Carlos Martins.
O 45º Festival de Gramado prestou homenagens a grandes nomes da telona. O troféu Oscarito foi entregue à atriz Dira Paes, que conta mais de quatro dezenas de filmes dos quais participou, e já foi premiada outras duas vezes no festival gaúcho. A primeira, em 2003, foi como Melhor Atriz Coadjuvante no filme “Noite de São João”. Depois, em 2011, levou o prêmio de Melhor Atriz pelo curta-metragem “Ribeirinhos do Asfalto”.

Para receber o  Troféu Eduardo Abelin, o escolhido foi o cineasta gaúcho de animação Otto Guerra, que já foi premiado por suas criações em outras seis edições do Festival.

O Kikito de Cristal, dedicado a expoentes do cinema latino-americano, nesta edição foi da atriz argentina Soledad Villamil. Aclamada por sua atuação na produção argentina “O Segredo dos Seus Olhos” (vencedor do Oscar de 2010 como melhor filme estrangeiro), Villamil também é figura presente na televisão e teatro argentinos.

E a quarta condecoração oferecida pelo Festival, o Troféu Cidade de Gramado, foi entregue ao ator Antonio Pitanga. Com extensa carreira no cinema nacional, Pitanga conta mais de meia centena de obras em seu currículo. O ator e diretor é frequentador assíduo de Gramado, e o prêmio busca reconhecer esta relação duradoura. Ele também será homenageado pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que acontece 10 dias após o encerramento de Gramado.

Em 2017 o Festival de Gramado teve, pela primeira vez neste ano, um país convidado de honra, e o escolhido foi o Canadá.

Confira a lista de vencedores: http://www.festivaldegramado.net/noticias/como-nossos-pais-e-o-grande-vencedor-do-45%C2%BA-festival-de-cinema-de-gramado/