Notícias

Ancine renova programa que apoia a participação brasileira em festivais e laboratórios internacionais

A ANCINE renovou, por meio de portaria publicada nesta quarta-feira, 3 de janeiro, no Diário Oficial da União, o seu Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais. A iniciativa auxilia com serviços e recursos financeiros curtas, médias e longas-metragens nacionais oficialmente selecionados para festivais e projetos brasileiros convidados para laboratórios e workshops.

Ao longo de 2017, o programa da ANCINE ajudou a viabilizar a presença de obras brasileiras em um total de 73 eventos internacionais. Foram recebidas 231 solicitações, com a concessão de 153 apoios financeiros, além da confecção de 38 cópias de filmes e do envio de 56 cópias para os festivais. A lista de eventos contemplados pelo Programa inclui 96 festivais internacionais e 35 laboratórios e workshops.

De acordo com o regulamento, como padrão, serão concedidos no máximo três apoios por evento, com exceção para os festivais de Cannes, Berlim, Veneza, Roterdã, Sundance, Clermont Ferrand, Bafici, Annecy, Locarno, Toronto, San Sebastián e Havana, para os quais poderão ser concedidos apoios para até cinco filmes. O Programa conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento da lista: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; C – envio de cópia.

O mesmo limite de três apoios por evento é válido para a participação de projetos em desenvolvimento em laboratórios de cinema internacionais. Neste caso, as exceções previstas em regulamento, para as quais o Programa da ANCINE pode vir a conceder até cinco apoios, são para o Co-Production Market e Labs do Berlinale Talents: Doc Station, Script Station, Short Film Station e Talent Project Market (Berlim, Alemanha); Cinéma en Developpément e Cine en Construcción (Toulouse, França); BAL – Buenos Aires Lab (Buenos Aires, Argentina); Doc Montevideo – Pitchings, Hackathon e Meetings (Montevidéu, Uruguai); e Cine en Construcción e Forum de Coprodução Europa/América Latina (San Sebastián, Espanha).

Um mesmo filme pode receber até cinco apoios do Programa durante toda a sua trajetória internacional, independentemente do ano. Já para a participação em laboratórios e workshops, o limite por projeto é de três apoios, ao longo de todo o seu processo de desenvolvimento.

O regulamento apresenta ainda critérios objetivos para a concessão de apoios nos casos onde houver solicitações para além do limite estabelecido: quando os apoios forem pedidos para mostras distintas dentro da programação do festival, será pedido que o Festival determine quais mostras prefere priorizar; quando os apoios forem pedidos dentro de uma mesma mostra, será dada prioridade ao filme que tiver recebido menos apoios totais do Programa até o momento deste evento; e caso os itens acima não resolvam a diferença, o apoio será concedido por ordem cronológica do recebimento dos pedidos.

As solicitações de apoio devem ser feitas por meio do Sistema de Apoio Internacional no Portal ANCINE com até 30 dias de antecedência à data de início do festival ou laboratório. O convite oficial enviado pelo festival, laboratório ou workshop internacional deverá ser anexado à solicitação.

Fonte: ANCINE

Inscreva-se

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

    Saiba Mais
  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

    Saiba Mais
  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

    Saiba Mais
  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

    Saiba Mais