Palavra da Presidente

Silvia Rabello

Silvia Rabello fala sobre a estruturação dos programas de capacitação

Por Silvia Rabello

O que significa exatamente capacitar? Se recorrermos ao dicionário – esse instrumento tão pouco utilizado atualmente –, verificaremos que, como verbo bitransitivo e pronominal, significa ficar ou tornar-se apto; fazer com que alguém se torne hábil; habilitar-se.

O significado deste termo tem a ver com a preparação do indivíduo para enfrentar situações derivadas da função que exerce; munindo-o de conhecimentos e possibilidades de criação e resolução de problemas. O resultado é o desenvolvimento de alguém proativo e criativo, que oferece alternativas ao ambiente laboral. É, portanto, dar autonomia, gerar autoconfiança. Capacitação vai além do treinamento. Capacitação estimula o desenvolvimento de habilidades, independentemente da personalidade de cada um.

Para o desenvolvimento de uma pessoa, a capacitação pode ser o diferencial, mas precisa ser uma atividade sistemática, bem planejada e permanente. Assim distintas competências vão sendo adquiridas e se retroalimentam, contribuindo à formação integral do ser humano.

Nesta linha de pensamento, o SICAV vem desenvolvendo, ao longo dos últimos 5 anos, um intenso programa de seminários, cursos, projetos constantes e/ou pontuais, que tem como objetivo principal capacitar o produtor para este admirável novo mundo digital. Iniciamos 2017 com o curso de Produção Criativa com o PGA – Producers Guild of America. Foram cinco dias de imersão com executivos americanos nos oferecendo suas perspectivas e visões em respeito aos desafios impostos à produção no século XXI. Avaliamos o evento como um grande sucesso. 

Nesta mesma direção, comunico que estão abertas as inscrições para o curso de Gestão Executiva para o Audiovisual, sob a responsabilidade da COPPEAD. Trata-se de um curso para executivos das empresas do audiovisual, com quase 100 horas de aulas customizadas para a indústria, contando com professores experientes em temas de gestão, mercado consumidor, macroeconomia, entre outros temas. Profissionais do mercado também farão suas palestras ao longo do curso, sempre ilustrando e discutindo casos reais.

Acompanhem-nos sempre por aqui, pois, em breve, atualizaremos a nossa agenda de seminários, cafés da manhã e cursos de 2017.

Um belo ano à frente de nós!

Silvia Rabello