Notícias

Em parceria com LATC e SICAV, Firjan lança Guia de sustentabilidade para o setor audiovisual do Brasil

Na quarta-feira, 11 de outubro, durante o RioMarket 2023, foi lançado o “Guia de sustentabilidade para o setor audiovisual do Brasil”, uma ferramenta desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro-Firjan em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual-SICAV e o Latin American Training Center-LATC para produtores e film commissions.

O lançamento fez parte do painel “Sustentabilidade no audiovisual: desafios e boas práticas”, que contou com a presença de Steve Solot, presidente do LATC e associado para América Latina da Olsberg SPI, Daniel Celli, consultor em Indústria Audiovisual e Políticas Públicas da RioFilme, Tania Pacheco, diretora-executiva da Conspiração Filmes, Irina Neves, produtora e membro do SICAV, e Leonardo Edde, presidente do SICAV, vice-presidente da Firjan e produtor/sócio-diretor da Urca Filmes.

Foram abordados os principais desafios em relação à sustentabilidade encontrados pelos profissionais da indústria audiovisual e sua cadeia de valor e compartilhadas recomendações e boas práticas para o setor através da identificação, gestão e ação nos impactos socioambientais, trazendo possibilidades para redução da pegada ambiental das produções.

Para baixar o guia, clique aqui.

Guia de sustentabilidade para o setor audiovisual do Brasil

A indústria audiovisual faz parte da chamada “Indústria Criativa”, um setor de grande relevância na economia brasileira e com impacto multiplicador devido a sua grande cadeia de valor, gerando emprego, renda e oportunidades. Como todas as atividades humanas, o audiovisual também possui externalidades negativas ao longo do ciclo de vida do produto (seja filme, série, novela, game, entre outros).

Identificar, gerir e, sempre que possível, reduzir os impactos socioambientais negativos e potencializar os impactos socioambientais positivos é o caminho para uma indústria mais sustentável e justa. O cuidado com a redução da pegada ambiental do produto auxilia também no aumento da eficiência no uso de recursos, diminuição de desperdícios e, consequentemente, redução de gastos e melhores resultados econômicos.

Inscreva-se

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

    Saiba Mais
  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

    Saiba Mais
  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

    Saiba Mais
  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

    Saiba Mais