Homenagens no Dia do Cinema Brasileiro na Alerj
Cenas inesquecíveis marcaram este Dia do Cinema Brasileiro, que celebra a nossa trajetória no audiovisual desde as primeiras filmagens feitas no Brasil, em 19 de junho de 1898.
Desde então, o cinema brasileiro independente conta histórias que expressam a diversidade e pluralidade de ser brasileiro.
Neste e19 de junho, na Alerj, foi anunciada a Frente Parlamentar de Fomento do Audiovisual no Estado do Rio de Janeiro. Fazer cinema é uma arte conjunta, cujo resultado é fruto do trabalho de muitas mãos. É necessário ter bases sustentáveis e perenes, para que esse trabalho cresça, ampliando nossa capacidade de, cada vez mais, tornar o brasileiro protagonista de suas próprias histórias.
Para isso, a construção e manutenção de políticas públicas de desenvolvimento e valorização da produção audiovisual brasileira independente são imprescindíveis! O anúncio desta Frente Parlamentar é um forte sinal de que estamos no caminho certo.
A solenidade, promovida pelo Deputado Munir Neto, deu sequência às comemorações da data com a homenagem a personalidades de renomada contribuição para o audiovisual fluminense: Bruno Wainer, distribuidor e sócio da Downtown Filmes, a maior distribuidora do cinema nacional; Luiz Carlos e Lucy Barreto, produtores e pioneiros do audiovisual, diversas vezes premiados nos principais festivais do mundo; e Zezé Motta, atriz de forte presença no cinema e na TV e um ícone da luta da mulher negra por mais reconhecimento nas artes.
O SICAV parabeniza a todas as pessoas que se dedicam a esta arte e a esta luta.