Palavra de Presidente

INDÚSTRIA AUDIOVISUAL NO RIO DE JANEIRO: MIRAR O FUTURO

A demanda por conteúdo brasileiro vem crescendo consistentemente nas últimas décadas, impulsionada por uma política pública que vinha reconhecendo o papel da produção independente no processo de construção de uma indústria potente, com identidade própria, portadora de nossa voz e nosso olhar para o mundo.

Entre os objetivos dessa política, estão o de promover a cultura brasileira e a língua portuguesa, e o aumento da produção e da exibição de obras nacionais. Os números falam por si: há pouco mais de 10 anos, as obras brasileiras não ocupavam mais que 1% da grade dos canais por assinatura. Hoje, esse índice beira os 20%. Isso não foi, contudo, obra do acaso ou de uma moda passageira. É resultado de decisões regulatórias, como a edição da Lei 12.485/2012, que entre outras coisas criou parâmetros mínimos para a exibição de obras nacionais nos canais de TV por assinatura.

Sem isso, para os produtores independentes seria muito difícil romper as barreiras de um mercado tradicionalmente concentrado. O desafio, agora, é levar essas bases ao streaming, a fronteira da indústria.

O audiovisual é um setor estratégico para o Rio e para o Brasil. Um setor intensivo em capital intelectual, um dos poucos em que podemos ocupar, já hoje, uma posição de destaque internacional. Um setor de baixo impacto ambiental, que depende e sempre dependerá de pessoas, antes de máquinas, pois a arte é reflexo da experiência humana, com seus assombros e maravilhamentos, euforias e angústias. Em um tempo marcado pela ameaça de desastres naturais (ou não) globais e os dilemas da inteligência artificial, é preciso valorizar essas características. Delas depende nosso futuro.

Leonardo Edde

Presidente do Sicav.

Inscreva-se

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

    Saiba Mais
  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

    Saiba Mais
  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

    Saiba Mais
  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

    Saiba Mais