Notícias

Anunciadas as datas de estreia dos primeiros dois filmes da Trilogia da Maternidade que está sendo produzida pela Sambaqui Cultural

O tema da maternidade tratado de maneira original, fugindo ao estigma “mulher = mãe”, abordando outros aspectos deste sentimento – é o que propõe a Trilogia da Maternidade -, três documentários dirigidos por Joana Nin e produzidos pela Sambaqui Cultural. Os dois primeiros são telefilmes com estreia no canal GNT em maio de 2018: Ultra Bebê e Meu Bebê Reborn. O terceiro filme, Proibido Nascer, ainda em fase de produção, tem distribuição da Boulevard Filmes, que fará o lançamento em salas de cinema após o circuito de festivais.

Primeiro filme a estrear, em 4 de maio, Ultra Bebê documenta a gravidez dos temos atuais, intermediada pela tecnologia. O Brasil é pioneiro em uma técnica de imprimir fetos em 3D a partir de informações digitais obtidas por exames de imagem, ultrassonografia ou ressonância magnética, conforme o caso. O documentário é inspirado no livro ‘“Meio Quilo de Gente”: um estudo antropológico sobre ultra-som obstétrico’ (RJ, Ed. Fiocruz, 2007), da médica Lilian Krakowski Chazan. Lilian passou mais de uma década pesquisando os efeitos psicossociais da ultrassonografia na gestação, exame que revolucionou o pré-natal e transformou o feto precocemente em um bebê, com personalidade e características previamente concebidas pela família a partir das imagens na tela.

Hoje os exames de imagem na gestação podem ser diagnósticos e/ou espetáculo e o feto se transformou em um ser social, mesmo antes de nascer. O filme acompanha cinco gestantes, respeitando a forma como cada uma se relaciona com a tecnologia; e documenta a pesquisa de Jorge Lopes, designer vinculado ao laboratório NEXT, da PUC-Rio, e do doutor Heron Werner, especializado em medicina fetal, pioneiros na técnica de impressão de fetos em 3D. E traz ainda depoimentos do doutor Stuart Campbell, um médico escocês que orientou a pesquisa e foi o precursor do desenvolvimento do uso diagnóstico da ultrassonografia na gestação, como aluno aplicado de Ian Donald, inventor do método, há mais de 60 anos.

Meu Bebê Reborn é o segundo filme da Trilogia da Maternidade a ganhar as telas, em 11 de maio no GNT. O documentário traz um aspecto incomum do sentimento maternal, o afeto por bonecas hiperrealistas, produtos da “arte reborn”, amplamente difundida no mundo, mas relativamente recente no Brasil, onde chegou há cerca de 12 anos. As personagens são artistas, conhecidas como ‘cegonhas’, uma colecionadora, mamães e um papai reborn. O documentário é conduzido pela linha de produção dos bebês, desde a escultura feita com polymer clay, uma massa especial, até a pintura de cada detalhe, aplicação de cabelos preparação da caixa de entrega, que contém fraldas, roupinhas, água de colônia e outros mimos. Quanto mais realista, maior o valor do bebê.

Para completar a cadeia produtiva, a produção foi aos Estados Unidos conhecer uma fábrica de bonecas que produz kits para a fabricação de bebês reborn, Secrist Dolls, e um dos maiores distribuidores de suprimentos para artesãs reborn – a Bontifull Baby. Lá a escultora Denise Pratt, uma das mais famosas dos EUA, está desenvolvendo, junto com o marido e gestor da empresa, uma técnica conhecida por “real born”, que é a produção de kits a partir de bebês reais escaneados. A arte reborn coleciona adeptos ao redor do mundo e está virando moda no Brasil, atraindo inclusive crianças. O filme se debruça sobre a brincadeira dos adultos, público alvo das artistas de maior renome.

O longa-metragem Proibido Nascer está terminando as filmagens em Fernando de Noronha e até o final do segundo semestre de 2018  deve estar em finalização, para iniciar a carreira de festivais. O documentário trata da proibição de partos e tudo o que ela revela dobre um dos destinos turísticos mais cobiçados do Brasil.

Os três projetos tem financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual – ANCINE – FSA/BRDE – por meio das linhas de fluxo contínuo (Prodav 01 e Prodecine 02).

 

Serviço:

Ultra Bebê – estreia 04 de maio às 23h30 no GNT

Meu Bebê Reborn – estreia 11 de maio às 23h30 no GNT

 

Direção:

Joana Nin

Produção:

Sambaqui Cultural

www.sambaquicultural.com.br

[email protected]

 

Fonte: Sambaqui Cultural

Inscreva-se

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

    Saiba Mais
  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

    Saiba Mais
  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

    Saiba Mais
  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

    Saiba Mais