Festival de documentários DOK.fest Munchen, na Alemanha (08-19/Maio)
O documentário Ressaca (Vertige de la Chute), longa-metragem dirigido por Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, produzido por Cafeína Produções (Brasil) e Babel Doc (França) está na competição principal do festival de documentários DOK.fest Munchen, na Alemanha (08-19/Maio). Participa também da Sessão “Cinema at its Best” – seleção especial que exibe 9 títulos em noites de gala ao longo do evento.
O filme acompanha o corpo artístico do Theatro Municipal do RJ quando do colapso do estado que resultou na suspensão/instabilidade dos salários entre 2016 e 2018. A estreia internacional do longa foi na competição principal do FIPADOC, em Biarritz, em janeiro deste ano.
Sinopse longa: Despois de anos de esperança e crescimento, o Brasil entrou em colapso. De 2009, o ano em que o Rio de Janeiro venceu a disputa para sediar os jogos olímpicos até os dias atuais, o futuro de glória deu lugar ao caos. Em meio à crise cada vez mais profunda, o Rio de Janeiro é visto hoje não apenas como o principal afetado pela crise econômica e política que assola o resto do país, mas como seu epicentro. Ressaca é um filme erigido a partir do que se vê acontecer com os servidores do corpo artístico do Teatro Municipal no momento em que seus salários são suspensos. Através de uma câmera observacional, o documentário registra em preto e branco a espera: marcada pelos dias que se alongam sem boas notícias; e a resistência: porque a despeito da ruína, e da miséria, é preciso produzir e sobreviver.