Notícias

RIO2C AMPLIA AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS PARA O MERCADO AUDIOVISUAL E ABRE INSCRIÇÕES NO DIA 01 DE FEVEREIRO

As novidades do maior encontro de criatividade da América Latina incluem o retorno de grandes players internacionais, três novos pitchings temáticos, dois palcos exclusivos e o foco em projetos de esporte, true crime e conteúdo de impacto.

 

O Rio2C, cuja próxima edição acontece em 04 a 09 de junho de 2024, na Cidade das Artes, fomenta a indústria audiovisual com uma abordagem 360o. Além de dois palcos dedicados ao segmento – o Screenning Room e o Writers room, que recebem profissionais renomados para abordar as temáticas mais relevantes do setor –, o maior encontro de criatividade da América Latina oferece  oportunidades de negócios e de networking com as Rodadas de Negócios e os Pitchings Audiovisual, Creator, Editorial e Startups.

Depois de promover na última edição 1800 reuniões entre profissionais do setor e gerar mais de R$ 180 milhões em negócios no setor, o mercado audiovisual do Rio2C volta ainda maior, com a participação de mais de 200 players, marcando o retorno de grandes empresas internacionais do segmento. Entre elas estão a emissora japonesa NHK, o grupo Banijay Endemol – holding internacional que controla diversas empresas de produção e distribuição de conteúdo para televisão e plataformas multimídia –, a  produtora francesa Gaumont, que tem investido na produção de séries de TV, a produtora mexicana Dopamine, a chilena Fábula (com sede também no Mexico e nos EUA), a TVN Chile (Television Nacional) e a produtora espanhola Mediacrest.

Além dos players internacionais, executivos como Gabriel Jacome (Globo), Silvia Fu e Verônica Villa (WBD), Karen Santiago (A&E), Julia Priolli e Glauco Sabino (Amazon Studios), Rodrigo Aguilar (SBT), Fabio Mostof (Paramount), Tiago Mello (Boutique Filmes), Juliana Capellini (Conpiração Filmes), João Andrade (Coração da Selva), Rogerio Farah (Floresta), Fernando Dias (Grifa Filmes) e Nelson Sato (Sato Company) recebem projetos e produtoras pessoalmente nas Rodadas de Negócio. A lista completa de players pode ser encontrada no link www.rio2c.com/players/ , enquanto as orientações para a inscrição de projetos nas rodadas de negócios está disponível em www.rio2c.com/rodadas-de-negocios/.

Assim como em 2023, as reuniões serão realizadas no Business Hall, espaço exclusivo para profissionais do audiovisual, que oferece amplos lounges para networking, com objetivo de promover a maior interação entre produtores de conteúdo e executivos da indústria. No espaço também serão realizados workshops de coprodução internacional, encontros com delegações nacionais e internacionais, mentorias com executivos estratégicos e o Pitching Audiovisual que, além de doc/factual, kids e ficção, traz comissões e players focados em projetos de esportes (trazendo o tema como narrativa), true crime (para historias reais de investigaçao criminal) e conteúdo de impacto ( projetos que potencializam transformações na sociedade)

Novos pitchings

Com o intuito de ampliar as oportunidades na realização de negócios, a edição de 2024 do Rio2C contará com três pitchings no setor:

O PITCHING CREATOR vai conectar criadores de conteúdos independentes com produtores e players do mercado audiovisual. Os participantes, que podem ser pessoa física ou jurídica, terão a oportunidade de apresentar sua ideias originais para produtoras e players (executivos de plataformas de streaming, distribuidoras, agregadoras, canais de TV, e outros). As inscrições são limitadas.

Já o PITCHING EDITORIAL oferece a oportunidade para autores, editores e agentes literários apresentarem suas obras para adaptação, licenciamento e aquisição de direitos, com o objetivo de transformar essas narrativas em produções audiovisuais.

Nesta edição, o PITCHING DE STARTUPS tem como objetivo conectar empresas de tecnologia com soluções de inteligência artificial à indústria criativa com uma vertical exclusiva para audiovisual e games. Serão apresentadas startups com soluções para produção, direção, desenvolvimento, gravação, distribuição, edição, roteiro, comunicação, recomendação de conteúdo audiovisual com a integração da IA e outros. Para a indústria de games, abrange o desenvolvimento, monetização e aprimoramento da experiência do jogador por meio da implementação da IA além de soluções voltadas para gestão de RH.

Palcos dedicados ao segmento

Além das oportunidades de fazer negócios e ampliar o networking, o Rio2C também se configura como um catalisador para a capacitação profissional, oferecendo uma gama diversificada de atividades e iniciativas que visam enriquecer as habilidades e conhecimentos dos participantes.

O SCREENING ROOM é um espaço de estímulo aos sentidos. Neste palco, profissionais renomados do setor abordam a produção audiovisual desde a criação da narrativa até os modelos de negócios aplicados, de olho no futuro das plataformas e na sua transversalidade com todos os setores da indústria e políticas públicas.

Centrado nas principais questões relacionadas à criação e aos criadores, o WRITERS ROOM coloca no centro do debate o papel dos autores, roteiristas, diretores, produtores e profissionais criativos na construção de narrativas originais e de propriedades intelectuais. O conteúdo apresentado no palco pretende aprofundar o olhar sobre a criatividade, as tendências, os negócios e a viabilidade econômica de cada obra, desde a concepção de uma ideia, passando pelos processos criativos e os meios de financiamento, até a sua transformação em uma obra audiovisual.

Outras oportunidades para profissionais do mercado

LIVES: Apresentam as oportunidades, dicas e regras das Rodadas de Negócios e Pitchings.

 

MASTERCLASSES: apresentação de um tema focado de capacitação / formação para um grupo direcionado.

 

WORKSHOPS: oficinas para formação e qualificação de profissionais.

 

MENTORIAS: Acesso a renomados profissionais do mercado Audiovisual que compartilham seus conhecimentos para impulsionar carreiras e catalisar o crescimento profissional. Um ambiente de aprendizado contínuo com líderes reconhecidos da indústria.

 

Para se inscrever nas Rodadas de Negócios e Pitching Audiovisual é necessário adquirir a credencial Industry no link: https://www.sympla.com.br/evento/rio2c-2024-industry/2247257

Para se inscrever nos Pitchings Creator é necessário adquirir a credencial Industry ou Creator no link: https://www.sympla.com.br/eventos?s=Rio2C

As inscrições do Pitching Editorial e de Startups são gratuitas através do site https://www.rio2c.com/mercado/mercado-editorial/ https://www.rio2c.com/mercado/inovacao/

 

SOBRE O RIO2C

O Rio2C nasce da vontade de promover encontros, construir pontes e gerar conexões para a troca de experiências, ideias e negócios ao instigar e promover a criatividade, bem como a nossa capacidade de inovar. Em apenas quatro edições, tornou-se o mais importante encontro de criatividade da América Latina e, ao reunir em um mesmo ecossistema profissionais com diferentes habilidades, culturas, ideias e backgrounds, cria um ambiente de grande multidisciplinaridade e diversidade, conceitos fundamentais para os processos de ideação.

O Rio2C é uma plataforma de aprendizado, relacionamento, negócios e entretenimento que levou o nome do Brasil para o mundo, criando relacionamento com os principais criadores e executivos da indústria mundial. Além de antecipar tendências e refletir sobre as dinâmicas do mercado, o evento existe sobretudo para estimular a criação, mapear e impulsionar novos talentos e fomentar a conexão entre diferentes setores.

 

Desse modo, o Rio2C se tornou um evento estratégico para o país. O trabalho para transformar o Rio de Janeiro na capital criativa do Brasil rende dividendos objetivos ao município. Segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou, só na última edição, mais de R$ 315 milhões.

 

O Rio2C recebe anualmente mais de 40 mil pessoas, com participação de mais de 1.500 palestrantes e 2000 empresas. São seis dias, 18 palcos e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta para o futuro.

 

O maior encontro de criatividade da América Latina povoa a Cidade das Artes no primeiro semestre, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, shows, ativações e experiências imersivas. Outra característica marcante do Rio2C é a geração de negócios, com a realização de mais de 1800 reuniões presenciais que envolvem mais de 500 executivos (entre players, investidores e mentores) de mais de 33 países.

 

O evento aproxima ainda a Indústria Criativa do poder público. Conta com representantes de diferentes Ministérios do Governo Federal e Secretarias Estaduais e Municipais além de instituições como Ancine, Apex, RioFilme, Spcine, Firjan, Fiesp e outras.

 

O Rio2C é hoje a maior plataforma de conhecimento, network, impulsionamento de negócios, mapeamento e formação de novos talentos da indústria criativa. Acreditamos que a criatividade se origina no diverso, conta com uma rede de parcerias institucionais com associações, ONGs, federações e redes de ensino para democratizar conhecimento e gerar oportunidades. O evento distribuiu 2.947 ingressos para mais de 40 projetos sociais e instituições públicas de ensino do Rio de Janeiro, como Cufa, Afroreggae, Redes da Maré, CEFET, Naves do Conhecimento, UniRio, UFRJ e UERJ, para citar alguns, e contou com a parceria de mais de 100 entidades.

 

Diversas delegações internacionais participam do evento, incluindo as Câmaras de Comércio dos EUA e do Canadá; os consulados da França, Suiça, Portugal, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Chile, Argentina, Colômbia, China, Canadá, EUA; o Instituto de Promoción de Inversiones y Exportaciones (Uruguai); a Producers Alliance for Cinema and Television (Reino Unido); o Instituto do Cinema e Audiovisual de Portugal;  o Audiovisual Producers (Finlândia); a Agência Argentina de Inversiones y Comercio Internacional e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

 

O evento reuniu nomes com importantes atuações na Indústria Criativa como Charlie Brooker  e Annabel Jones (Black Mirror), Brett King (Futurista), Angélique Kidjo (artista e ativista), Lyor Cohen (YouTube), Hugh Forrest (SXSW), John Plunkett  (Wired), Bruce Miller (The Handmaid’s Tale), Jantje Friese e Baran bo Odar (Dark), Dan B. Weiss (Game of Thrones), Chance Glasco (Call of Dutty), David Shore (House), Melissa Rosenberg (Jessica Jones e Dexter), David Chase (Família Soprano), Gideon Raff (Hatufim/Homeland), Jack Bender (Lost), Jonathan Mildenhall (Coca-Cola Company), Mark Gatiss (Sherlock e Doctor Who), Ted Sarandos (Netflix), Bobo Bakish (Paramount), Amy Gravitt (HBO), Marie Jacobson (Sony Pictures); e os brasileiros Mariano Gomide (VTex), Paulo Marinho (Grupo Globo), Paulo Curio (Ifood), Roberto Medina (RockinRio), Alok, Celia Xakriabá, Eduardo Tracanella (Itaú), Daniela Cachich (Ambev), Ariel grunkraut (Burguer King), Mafê Albuquerque (Havaianas), Sérgio Gordilho (África),  Emicida, Maisa, Luciano Huck, Ludmilla, Fernando Meirelles, Gilberto Gil, Seu Jorge, Dilsinho, Ivete Sangalo, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos,  Juliana Paes, Ingrid Guimarães, José Padilha, Wagner Moura, Rodrigo Santoro, Cauã Raymond, do universo digital como os streamers PlayHard, Gordox e Coringa, os influenciadores Felipe Neto e Cherrygumms e o empresário Kondzilla, dos esportes nomes como Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer, Minotauro e Minotouro e Bob Burnquist, do jornalismo como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Aline Midlej, Sonia Bridi, Poliana Abritta, Ratinho, Sergio Portiolli e da moda, design, arquitetura e artes como Lenny Niemeyer, Fred Gelli e Marcelo Rosembaum.

 

Entre as mais de 50 marcas que participam do evento estão Petrobras, Banco do Brasil, Enel, Heineken, Grupo Globo, Cedae, Samsung, Netflix, Amazon, Warner/Discovery, Paramount, Quanta, Deezer, Artplan, TikTok, e outras.

 

Criador e fundador do Rio2C, responsável por negociar e integrar o RioContentMarket ao evento, além de ampliar os seus pilares, Rafael Lazarini é um executivo e empreendedor que atua há anos no segmento de criatividade e inovação. Com uma longa trajetória no mercado de mídia e entretenimento e vasta experiência internacional, ao longo de seus 25 anos de mercado acumulou realizações como a estruturação da afiliada da IMG no Brasil, a joint venture do Cirque Du Soleil na América Do Sul, a estruturação e aquisição de participação na holding controladora do Rock In Rio e, mais recentemente, a entrada da Live Nation Entertainment no mercado sul-americano. Como empreendedor, além de tornar realidade o Rio2C, tem investimentos em diversos projetos nas áreas de conteúdo e mídia e projetos que são spin-offs do maior encontro de criatividade da América Latina.

 

Rio2C Reverbera:

 

Mídia On

Impacto total: 30.174.846

Alcance: 7.118.005

 

Mídia Off

Investimento: 11.7mm

 

Mídia Espontânea

Mídia espontânea: 80mm

Matéria e reportagens: 1.249

Jornalistas: 756

 

Mais informações sobre o Rio2C:

http://rio2c.com/

https://www.facebook.com/Rio2C/

https://www.instagram.com/rio2c/

https://youtube.com/rio2c

https://www.linkedin.com/company/rio2c

https://twitter.com/rio2c_

 

Informações para imprensa:

Factoria Comunicação (www.factoriacomunicacao.com)

Vanessa Cardoso ([email protected])

Eduardo Marques ([email protected])

Tel: 21. 2249-1598 / 2259-0408

Inscreva-se

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

    Saiba Mais
  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

    Saiba Mais
  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

    Saiba Mais
  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

    Saiba Mais